Nossa atuação

Como impactamos
positivamente?

O Instituto Janela para o Mundo foi desenhado para buscar uma mudança significativa e sustentável, olhando para as especificidades locais e pensando nos desafios globais, a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS.

Com uma premissa de atuação que fomenta um ciclo virtuoso que olha para dentro e constrói oportunidades para fora.

Atua por meio dos Centros Educação que foram construídos como locais de aprendizado formal e informal com estrutura para o desenvolvimento de diversos cursos, atividades, e estímulo à integração social das comunidades em que estão inseridos, enquanto espaço de convivência e troca de saberes.

NOSSOS CURSOS

Tô no Rumo

Reúne diversas trilhas formativas que oferecem competências de qualificação para o mundo do trabalho.

Virando a chave

Promove ações de fortalecimento das atividades produtivas, empreendedoras, e geradoras de emprego e renda, estimulando para que possam desenvolver novos negócios ou aprimorar atividades atuais, sempre de olho no futuro.​

Preparatório para o Ensino Superior

Preparar os alunos para participarem com maior possibilidade de êxito de processos seletivos (ENEM e vestibulares) para acesso ao ensino superior.​ Ofertamos em nossos Centros de Educação as áreas/disciplinas de Linguagens, Redação, Matemática e Física, além de aulões pontuais das demais áreas exigidas dos exames.

Novas Tecnologias de Informação e Comunicação - NTIC

Posiciona a tecnologia da informação e comunicação a serviço da formação integral do aluno, propondo não somente a inclusão digital como também a possibilidade de otimizar o processo de ensino e aprendizagem nos diversos níveis.​

Let's Code

Promove a formação de desenvolvedores capazes de atuar na linhas de um projeto Full Stack (back-end ou front-end).​

Inglês

Proporciona aos estudantes as condições necessárias para o ensino e aprendizagem da língua estrangeira, através de metodologia que estimule a produção oral comunicativa e o saber formal da língua e democratizando o ensino de inglês possibilitando que os estudantes consigam transformar sua realidade social, adquirindo interesse e gosto pelo aprendizado.​

Apoio ao Aprendizado

Oferece aos estudantes Ensino Fundamental I e II, no contraturno, reforço no processo de aprendizagem para as disciplinas de Língua Portuguesa e/ou Matemática, com ferramentas pedagógicas adequadas e melhores práticas para superar os desafios da leitura e da escrita, assim como de compreender e interpretar os conteúdos básicos da matemática.

NOSSOS EVENTOS

Garage Sale

Leilão de itens confeccionados pelos alunos e comunidade.

Semana Literária

Variedade de atividades envolvidas no propósito de expandir o alcance da literatura. Buscando a cada ação transformar o Brasil em um país de leitores.

Café com Literatura

Evento que evidencia práticas de leitura em voz alta e discussão a cerca de livros e obras literárias com objetivo de estimular a leitura e a escrita e aumentar o repertório dos alunos do Preparatório para o Ensino Superior e ensino fundamental I e II.

Semana do Meio Ambiente

Variedade de atividades envolvidas no propósito de expandir o alcance da literatura. Buscando a cada ação transformar o Brasil em um país de leitores.

CineJanela

Um projeto que insere sessões de cinema pontuais para todos os curso e projetos dentro das ementas e também nas principais datas comemorativas e eventos.

Caminhamos Juntos

Oportunidades de estreitar o relacionamento e trazer os responsáveis e toda a comunidade para dentro dos Centros de Educação sendo um importante instrumento de aproximação entre a família dos alunos e nós. ​

Hackaton

Tem com o intuito de promover desafios aos alunos do curso de NTIC a fim de auxiliar os empreendedores locais. As atividades propostas abordam a aplicabilidade da tecnologia no empreendedorismo, mobilizando alunos, educadores e microempreendedores.​

Outubro Rosa

Objetiva promover atividades que fundamentam nossa campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero. Aborda diversas atividades sobre cuidados, saúde e bem-estar da mulher.​

Novembro Azul

Objetiva promover atividades que fundamentam nossa campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Feira de Profissões

Tem intuito de promover palestras e discussões que fundamentem nossa campanha para estimular os alunos a se prepararem para o ingresso na universidade, alimentar o poder transformador da educação e apresentar caminhos para carreira profissional.​

Festa Junina

Propicia integração e o resgate das tradições locais. Proporciona a socialização e integração entre as pessoas, além de levar a compreensão da festa junina com seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus costumes típicos e regionais, uma vez que a cultura tem a força de gerar engajamento e elos entre as pessoas, e possibilita que a transformação social seja realizada de dentro, pelos próprios moradores, donos e conhecedores do seu saber.

Vem Jogar Comigo

Mostra de jogos (confeccionados por alunos e educadores) em comemoração ao dia Internacional da Família. É um evento que alia aprendizagem e diversão e aberto a toda comunidade.​

Cerimônia do Caderno

Momento de entrega dos materiais (caderno, lápis e borracha) aos alunos do Apoio ao Aprendizado. Sensibilizamos os alunos sobre a importância do caderno e os cuidados necessários para que ele seja um grande aliado do conhecimento. ​

NOSSOS PROGRAMAS

Banco do Tempo

É um programa de mentoria voluntária que promove o encontro entre o coempreededores Serena e os alunos do Instituto Janela para o Mundo. Ele é um banco diferente dos outros bancos, pois investimos tempo para compartilhar saberes.

NOSSOS PROJETOS

Clube do Livro

Busca a valorização da literatura, visa incentivar e promover o desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura, ampliar repertórios de histórias e autores, aprimorar comportamentos leitores contribuindo para formação de leitores autônomos e competentes.

Ler é +

É um ambiente para leitura, pesquisa e empréstimos de livros aos alunos e comunidade.

Jogos Matemáticos

Visa oferecer dicas, ferramentas adequadas e aproximar os alunos da matemática, além de permitir a melhor compreensão de recursos financeiros.

Preparatório para Olimpíadas

Estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade dos alunos por meio de aulas preparatórias para provas regionais e nacionais.

Clube de Xadrez

Desenvolve situações de ensino e aprendizagem trabalhando memória, concentração e raciocínio lógico. Além disso, democratiza o acesso a prática e à cultura do xadrez, como instrumento educacional.

FormAção

Programa de educação continuada dedicada aos educadores dos Centros de Educação.

Janela News

Incentiva habilidades relacionadas a leitura, escrita, comunicação e o compartilhamento dos registros e descobertas pelos alunos.

Inconformados

Grupo de estudo que promove discussões e desenha soluções locais para problemas globais.

Semeando

Promove ações e atividades educacionais de Educação Ambiental.

Menos é mais

Promover a sustentabilidade em consonância com os ODS.

Trilhas

Reúne: Trilhas Empregabilidade e Trilhas Universidade.

Sem barreiras

Promover a acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência.

JanelaCast

Iniciativa que faz uso de podcast como ferramenta de auxílio no processo de ensino-aprendizagem de forma ativa e colaborativa, dando voz aos alunos. Disponibilizamos os podcast em nosso canal do Youtube e abordamos campanhas de saúde, histórias da minha terra, etc​.

Histórias da Minha Terra

Trabalha o contexto cultural e regional das localidades em que estamos inseridos a fim de registrar e documentar suas memórias, através de exposições, revistas, vídeos, lives no canal, cartas, podcast, etc. ​

Movimentando

Promove e estimula a prática de atividades físicas e mentais através de vídeos lançados em nosso canal.

English Time

Iniciativa interdisciplinar em que o estudo de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e do Inglês dialogam, tornando o estudo curioso, divertido e interessante. Aos sábados, lançamos em algumas turmas palavras e curiosidades da língua inglesa que estão presentes nos conteúdos discutidos em sala.​

Conversas Sobre Nossa Lingua

Refletimos sobre a Língua Portuguesa e como ela é constantemente afetada pelo meio social com nossos alunos. Problematizar o preconceito linguístico e promover práticas de letramento, nas quais o aluno se torna sujeito atuante no mundo. A partir do dicionário Piauês e Maranhês, Revista Janela News, Webinars, etc.​

Jogos Matemáticos

Reúne um conjunto de projetos de aprimoramento do raciocínio lógico-matemático. São eles: Clube de Xadrez, Preparatório para Olimpíadas e Educação Financeira.

Leiturando

Oferece ferramentas pedagógicas adequadas e melhores práticas para superar os desafios da alfabetização e letramento, incentivando e estimulando a prática da leitura através de vídeos lançados em nosso canal.

Tô no Rumo

Reúne diversas trilhas formativas que oferecem competências de qualificação para o mundo do trabalho.

Virando a chave

Promove ações de fortalecimento das atividades produtivas, empreendedoras, e geradoras de emprego e renda, estimulando para que possam desenvolver novos negócios ou aprimorar atividades atuais, sempre de olho no futuro.​

Preparatório para o Ensino Superior

Preparar os alunos para participarem com maior possibilidade de êxito de processos seletivos (ENEM e vestibulares) para acesso ao ensino superior.​ Ofertamos em nossos Centros de Educação as áreas/disciplinas de Linguagens, Redação, Matemática e Física, além de aulões pontuais das demais áreas exigidas dos exames.

Novas Tecnologias de Informação e Comunicação - NTIC

Posiciona a tecnologia da informação e comunicação a serviço da formação integral do aluno, propondo não somente a inclusão digital como também a possibilidade de otimizar o processo de ensino e aprendizagem nos diversos níveis.​

Let's Code

Promove a formação de desenvolvedores capazes de atuar na linhas de um projeto Full Stack (back-end ou front-end).​

Inglês

Proporciona aos estudantes as condições necessárias para o ensino e aprendizagem da língua estrangeira, através de metodologia que estimule a produção oral comunicativa e o saber formal da língua e democratizando o ensino de inglês possibilitando que os estudantes consigam transformar sua realidade social, adquirindo interesse e gosto pelo aprendizado.​

Apoio ao Aprendizado

Oferece aos estudantes Ensino Fundamental I e II, no contraturno, reforço no processo de aprendizagem para as disciplinas de Língua Portuguesa e/ou Matemática, com ferramentas pedagógicas adequadas e melhores práticas para superar os desafios da leitura e da escrita, assim como de compreender e interpretar os conteúdos básicos da matemática.

Garage Sale

Leilão de itens confeccionados pelos alunos e comunidade.

Semana Literária

Variedade de atividades envolvidas no propósito de expandir o alcance da literatura. Buscando a cada ação transformar o Brasil em um país de leitores.

Café com Literatura

Evento que evidencia práticas de leitura em voz alta e discussão a cerca de livros e obras literárias com objetivo de estimular a leitura e a escrita e aumentar o repertório dos alunos do Preparatório para o Ensino Superior e ensino fundamental I e II.

Semana do Meio Ambiente

Variedade de atividades envolvidas no propósito de expandir o alcance da literatura. Buscando a cada ação transformar o Brasil em um país de leitores.

CineJanela

Um projeto que insere sessões de cinema pontuais para todos os curso e projetos dentro das ementas e também nas principais datas comemorativas e eventos.

Caminhamos Juntos

Oportunidades de estreitar o relacionamento e trazer os responsáveis e toda a comunidade para dentro dos Centros de Educação sendo um importante instrumento de aproximação entre a família dos alunos e nós. ​

Hackaton

Tem com o intuito de promover desafios aos alunos do curso de NTIC a fim de auxiliar os empreendedores locais. As atividades propostas abordam a aplicabilidade da tecnologia no empreendedorismo, mobilizando alunos, educadores e microempreendedores.​

Outubro Rosa

Objetiva promover atividades que fundamentam nossa campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero. Aborda diversas atividades sobre cuidados, saúde e bem-estar da mulher.​

Novembro Azul

Objetiva promover atividades que fundamentam nossa campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Feira de Profissões

Tem intuito de promover palestras e discussões que fundamentem nossa campanha para estimular os alunos a se prepararem para o ingresso na universidade, alimentar o poder transformador da educação e apresentar caminhos para carreira profissional.​

Festa Junina

Propicia integração e o resgate das tradições locais. Proporciona a socialização e integração entre as pessoas, além de levar a compreensão da festa junina com seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus costumes típicos e regionais, uma vez que a cultura tem a força de gerar engajamento e elos entre as pessoas, e possibilita que a transformação social seja realizada de dentro, pelos próprios moradores, donos e conhecedores do seu saber.

Vem Jogar Comigo

Mostra de jogos (confeccionados por alunos e educadores) em comemoração ao dia Internacional da Família. É um evento que alia aprendizagem e diversão e aberto a toda comunidade.​

Cerimônia do Caderno

Momento de entrega dos materiais (caderno, lápis e borracha) aos alunos do Apoio ao Aprendizado. Sensibilizamos os alunos sobre a importância do caderno e os cuidados necessários para que ele seja um grande aliado do conhecimento. ​

Banco do Tempo

É um programa de mentoria voluntária que promove o encontro entre o coempreededores Serena e os alunos do Instituto Janela para o Mundo. Ele é um banco diferente dos outros bancos, pois investimos tempo para compartilhar saberes.

Clube do Livro

Busca a valorização da literatura, visa incentivar e promover o desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura, ampliar repertórios de histórias e autores, aprimorar comportamentos leitores contribuindo para formação de leitores autônomos e competentes.

Ler é +

É um ambiente para leitura, pesquisa e empréstimos de livros aos alunos e comunidade.

Jogos Matemáticos

Visa oferecer dicas, ferramentas adequadas e aproximar os alunos da matemática, além de permitir a melhor compreensão de recursos financeiros.

Preparatório para Olimpíadas

Estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade dos alunos por meio de aulas preparatórias para provas regionais e nacionais.

Clube de Xadrez

Desenvolve situações de ensino e aprendizagem trabalhando memória, concentração e raciocínio lógico. Além disso, democratiza o acesso a prática e à cultura do xadrez, como instrumento educacional.

FormAção

Programa de educação continuada dedicada aos educadores dos Centros de Educação.

Janela News

Incentiva habilidades relacionadas a leitura, escrita, comunicação e o compartilhamento dos registros e descobertas pelos alunos.

Inconformados

Grupo de estudo que promove discussões e desenha soluções locais para problemas globais.

Semeando

Promove ações e atividades educacionais de Educação Ambiental.

Menos é mais

Promover a sustentabilidade em consonância com os ODS.

Trilhas

Reúne: Trilhas Empregabilidade e Trilhas Universidade.

Sem barreiras

Promover a acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência.

JanelaCast

Iniciativa que faz uso de podcast como ferramenta de auxílio no processo de ensino-aprendizagem de forma ativa e colaborativa, dando voz aos alunos. Disponibilizamos os podcast em nosso canal do Youtube e abordamos campanhas de saúde, histórias da minha terra, etc​.

Histórias da Minha Terra

Trabalha o contexto cultural e regional das localidades em que estamos inseridos a fim de registrar e documentar suas memórias, através de exposições, revistas, vídeos, lives no canal, cartas, podcast, etc. ​

Movimentando

Promove e estimula a prática de atividades físicas e mentais através de vídeos lançados em nosso canal.

English Time

Iniciativa interdisciplinar em que o estudo de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e do Inglês dialogam, tornando o estudo curioso, divertido e interessante. Aos sábados, lançamos em algumas turmas palavras e curiosidades da língua inglesa que estão presentes nos conteúdos discutidos em sala.​

Conversas Sobre Nossa Lingua

Refletimos sobre a Língua Portuguesa e como ela é constantemente afetada pelo meio social com nossos alunos. Problematizar o preconceito linguístico e promover práticas de letramento, nas quais o aluno se torna sujeito atuante no mundo. A partir do dicionário Piauês e Maranhês, Revista Janela News, Webinars, etc.​

Jogos Matemáticos

Reúne um conjunto de projetos de aprimoramento do raciocínio lógico-matemático. São eles: Clube de Xadrez, Preparatório para Olimpíadas e Educação Financeira.

Leiturando

Oferece ferramentas pedagógicas adequadas e melhores práticas para superar os desafios da alfabetização e letramento, incentivando e estimulando a prática da leitura através de vídeos lançados em nosso canal.

Centro de
Educação Piauí

Em 2019, pela primeira vez a Escola Municipal Maria de Lourdes Pinheiro Machado, nossa parceira, atingiu sua meta no IDEB para 8º e 9º anos.
Inauguração: 2017
Alunos que concluíram nossos cursos: 1500

SROI: R$7,36 gerados em benefícios sociais para cada R$1,00 investido.

Centro de
Educação Maranhão

Em 2021, 4 alunos conquistaram menções honrosas na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática) e na OMM (Olimpíada de Matemática do Maranhão).
Inauguração: 2020
Alunos que concluíram nossos cursos: 960

SROI: R$9,13 gerados em benefícios sociais para cada R$1,00 investido.

Centro de
Educação Bahia

Em 2022, como resultado da parceria com a Secretaria Municipal de Educação, abrimos novas turmas do Apoio ao Aprendizado.
Inauguração: 2022
Alunos que concluíram nossos cursos: 428

SROI: R$3,29 gerados em benefícios sociais para cada R$1,00 investido.

NOSSAS HISTÓRIAS

O que construímos juntos

Os Centros de Educação são espaços em que trabalhamos os conteúdos educacionais com intencionalidade, da mesma forma que inspira os alunos a acreditarem na transformação que a educação pode proporcionar. Eles constantemente descobrem os melhores mecanismos para resolver problemas globais de forma local.

Andrea
Assessoria pedagógica do Instituto Janela para o Mundo

Agora eu acho que eu vou conseguir realmente entrar na faculdade. O curso está me ajudando muito. Eu entrei não sabendo muito de redação. Minha primeira nota foi 400 e hoje minha nota é 980.  Eu realmente quero mudar meu futuro. Eu tenho as melhores expectativas para o meu futuro a partir de agora.

Nicoly
Aluna do Preparatório para o Ensino Superior e LIBRAS no Centro de Educação Piauí

Eu nunca pensei em sair de Paulino Neves e quero contribuir com a educação da minha cidade. O Centro de Educação aconteceu no momento crucial para que isso se realizasse e fico muito feliz em fazer parte. Quando eu escuto Janela para o Mundo eu vejo que é um mundo de oportunidades pra mim como profissional e para os jovens de Paulino Neves que não tinham acesso.

Raimundo
Educador do Preparatório para o Ensino Superior, Apoio ao Aprendizado e Jogos Matemáticos no Centro de Educação Maranhão

O Centro de Educação vai ter grande impacto no futuro dos meus filhos. Eu senti que o desenvolvimento deles está sendo bem melhor. É um espaço muito bom, os alunos estão cada dia mais apaixonados pelo espaço. A equipe é muito boa, trabalha com muito respeito com as nossas crianças.

Jari
Mãe do Julio Cesar e da Julia, alunos do Centro de Educação Bahia

NOSSOS RESULTADOS

Nós abraçamos oportunidades de construção de soluções simples, específicas e alinhadas com nosso propósito, que valorizem as vocações e características locais e que possibilitem soluções perenes e consistentes.

Geramos valor compartilhado com resultados tangíveis e impacto mensurado, alcançamos R$6,51 em retorno social para cada R$1,00 investido.

R$ 6,51

Em retorno social para cada R$1,00 investido

69

Aprovações em instituições de Ensino Superior

10

Menções honrosas em Olimpíadas de Matemática

23

Ingressos no mercado de trabalho

66

Novos negócios criados ou potencializados